MANUEL DE NÓBREGA (Niterói-RJ, 1913 - São Paulo, 1976). Radialista, humorista, jornalista, empresário e político brasileiro, com grande influência na rádio e na televisão. Começou sua carreira na rádio em 1935, no Rio de Janeiro, e posteriormente trabalhou em diversas emissoras em São Paulo. Na TV, a partir dos anos 1950, passando por canais como TV Paulista, TV Record e TV Tupi. Criou diversos programas de humor, sendo o mais famoso "A Praça da Alegria", que estreou em 1957 e se tornou um marco da comédia televisiva. Além de seu trabalho no entretenimento, também exerceu a função de deputado estadual. Foi próximo de Silvio Santos, a quem entregou o Baú da Felicidade, um dos pilares do império do comunicador.
A Praça da Alegria tornou-se um dos programas mais icônicos do humor brasileiro, reunindo mais de quatro personagens e humoristas que marcaram época, como Ronald Golias, Moacyr Franco, Zilda Cardoso e Rony Rios. O programa apresentou figuras inspiradas no cotidiano popular, incluindo caipiras, mendigos, idosos e tipos irreverentes. Nos últimos anos, Manuel de Nóbrega apoiou Silvio Santos na obtenção de sua concessão de TV, mas faleceu poucos meses depois, em 1976. Seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, após um período afastado de Silvio Santos, assumiu o comando do programa em 1987 no SBT, onde continua até hoje sob o nome A Praça é Nossa.
INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1946.
Loja: Libertas n° 35 (GLESP), São Paulo-SP, Brasil.
Loja: Libertas n° 35 (GLESP), São Paulo-SP, Brasil.
Idade que foi iniciado: 33 anos.
Oriente Eterno: Faleceu aos 63 anos de idad, vítima de parada cardiorrespiratória. Seu corpo foi cremado e as cinzas foram divididas e jogadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.