INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE ANÍBAL LÚCIO DE AZEVEDO


ANÍBAL LÚCIO DE AZEVEDO
(Lagos, Portugal, 1876 - Massamá, Lisboa, 1952). Engenheiro de minas português. Foi presidente do Conselho de Administrativo e depois administrador geral da Casa da Moeda (1919-1924) e da Companhia Sintra-Atlântico. Propagandista da Repúplica, foi, depois da proclamação desta, administrador do concelho de Sintra, deputado e ministro do Comércio (1920). Filiou-se ao Partido Democrático. Na Maçonaria ele adotou o nome simbólico de "Gil Eanes" (navegador português do século XV). Chegou a ser Venerável da Loja que foi iniciado e em 1918, atingiu o Grau 7 do Rito Moderno. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1911. 
Loja: Acácia nº 281, Lisboa, Portugal. 
Idade que foi iniciado: 35 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 75 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE GUSTAV STRESEMANN


GUSTAV STRESEMANN
(Berlim, 1878 - Berlim, 1929). Político e estadista alemão, laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1926, pelos Tratados de Locarno. Em 1923 foi nomeado chanceler da Alemanha, cargo que exerceu por um breve período. TambñémEm agosto de 1923, foi designado ministro das Relações Exteriores, permanecendo no cargo até sua morte, em outubro de 1929. Sua realização mais notável, possivelmente, foi a reconciliação entre Alemanha e França, pela qual recebeu o Nobel da Paz junto com Aristide Briand. Num período de instabilidade política e governos frágeis de curta duração, era geralmente visto como o membro de gabinete mais influente durante a maior parte da existência da República de Weimar. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 22 de Julho de 1923.
Loja: Frederico, o Grande, nº 618, Berlim, Alemanha. 
Idade que foi iniciado: 45 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 51 anos de idade, vítima de um acidente vasculasr cerebral (AVC).

INICIAÇÃO MAÇÔNICA JOHN WILKES


JOHN WILKES
(Londres, 1725 - 1797). Jornalista e político radical inglês que se notabilizou pela sua defesa do direito dos eleitores determinarem os seus representantes na Casa dos Comuns britânica e por ter obtido, em 1771, o direito dos editores e jornalistas poderem publicar verbatim as intervenções proferidas durante os debates parlamentares. Em 1777, foi prefeito de Londres. A sua iniciação ocorreu na prisão onde ele estava encarcerado. Um jornal local noticiou a iniciação e afirmou que vários membros da Grande Loja da Inglaterra estavam presentes, incluindo o Grande Secretário. A alegação de que os oficiais da Grande Loja estavam presentes foi retratada pelo jornal 4 dias depois.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 3 de março de 1769
Loja: Jerusalém nº 197, Londres, Inglaterra. 
Idade que foi iniciado: 43 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 69 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE AXEL SPRINGER


AXEL CÄSAR SPRINGER
(Hamburgo, 1915 - Berlim Ocidental, 1985). Jornalista e empresário alemão, fundador e proprietário da editora Axel Springer SE. Filho de um editor e ex-projetista de cinema e jornalista durante a Segunda Guerra Mundial, Springer fundou sua editora em 1946, em Hamburgo. Em 1952, com a fundação do jornal Bild-Zeitung, que se tornou de grande vendagem e aceitação entre o público alemão, sua editora cresceu e tornou-se uma das maiores da Europa. Além do Bild, edita os jornais Die Welt, Hamburger Abendblatt e Berliner Morgenpost entre outros. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1958. 
Loja: Die Brückenbauer, Alemanha. 
Idade que foi iniciado: 43 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 73 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE JOSÉ TEIXEIRA LOPES


JOSÉ JOAQUIM TEIXEIRA LOPES JR.
(Porto, Portugal, 1872 - ?). Arquiteto e escultor português, pela Escola de Belas Artes do Port. Era filho do artista José Joaquim Teixeira Lopes e irmão do escultor António Teixeira Lopes. Como escultor, trabalhou em Paris na oficina de P. Blondel. Produziu uma obra extensa e importante da Arquitetura e Escultura, espalhada por todo o país, de onde se destacam os túmulos de Almeida Garret e Oliveira Martins (Lisboa) e a porta monumental do Museu de Artilharia (Lisboa). Trabalhou igualmente para o Brasil. A Loja que foi iniciado, pertencia ao Grande Oriente Lusitano Unido. Adotou o Nome Simbólico de Blondel. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1898. 
Loja: Ave Labor, Porto, Portugal. 
Idade que foi iniciado: 26 anos. 
Oriente Eterno: Não identificada.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE VIANNA DA MOTTA


JOSÉ VIANNA DA MOTTA
(São Tomé e Príncipe, 1868 — Lisboa, 1948). Pianista, compositor, maestro e musicógrafo de São Tomé e Príncipe que viveu em Portugal. Diplomou-se pelo Conservatório de Lisboa, especializando-se depois na Alemanha, onde viveu vários anos. Por iniciativa do seu pai, foi levado à corte em 1874 tendo com isso obtido o patrocínio dos seus estudos pelo rei D. Fernando II e sua esposa, a Condessa de Edla. Até 1882, apresentou-se várias vezes não só em recitais privados mas também em recitais públicos, nomeadamente no Salão da Trindade. Durante esse período, compôs dezenas de obras - sobretudo para piano solo - dos mais variados géneros: valsas, mazurcas, polcas, marchas, fantasias, etc.Realizou turnês na Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Brasil, Argentina, etc. Viveu na Suíça, tendo lecionado no Conservatório de Genebra. Depois se instalou de vez em Portugal, ensinando no Conservatório de Lisboa, sendo, pouco tempo depois, seu diretor. Na Maçonaria, adotou o nome simbólico de Bontempo. Chegou ao Grau de Mestre no mesmo ano que foi Iniciado. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1895. 
Loja: Ave Labor, Porto, Portugal. 
Idade que foi iniciado: 27 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 80 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE HERMÍNIO DO NASCIMENTO


HERMÍNIO JOSÉ DO NASCIMENTO
(Torres Vedra, Portugal, 1890 - Lisboa, 1972). Compositor, regente de coros, professor, crítico e musicólogo português. Iniciou a formação musical no Conservatório Nacional, onde estudou violino, piano e composição. Foi professor de composição no mesmo Conservatório, a partir de 1919, tendo assumido o cargo de subdiretor entre 1924 e 1938. Autor prolífico no domínio do lied e da música de câmara (sonatas, quartetos, peças para piano), uma boa parte do seu catálogo é preenchido com obras para coro e orquestra e para coro à cappella, tendo também publicado diversos arranjos de melodias tradicionais e livros didácticos. Na Maçonaria, adotou o Nome Simbólico de Beethoven. Atingiu, em 1919, o Grau 7º do Rito Moderno. Em 1930 passou para a Loja Solidariedade, de Lisboa. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1916. 
Loja: Gil Vicente, Lisboa, Portugal. 
Idade que foi iniciado: 26 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 82 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE EMILIO ONRUBIA


EMILIO ONRUBIA
(Entre Rios, Argentina, 1849 - Buenos Aires, 1907). Escritor, teatrólogo, jornalista, militar e político. Destacou-se principalmente pelas suas obras escritas para o teatro de caráter liberal, também, conhecido pelas produções teatrais. Construiu e administrou o “Teatro Onrubia”. Sua mais famosa peça foi "Lo que sobra y lo que falta", quadro social em três atos que representa momentos de comoção política e que obteve inusitado sucesso na época da sua estréia. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 17 de julho de 1876.
Loja: Rivadavia nº 51, Buenos Aires, Argentina. 
Idade que foi iniciado: 26 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 57 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE FIDÊNCIO DO PRADO


FIDÊNCIO LEMOS DO PRADO
(Curitiba, PR, 1844 - Curitiba, 1927). Militar brasileiro. Lutou na Guerra do Paraguai em 1865, no posto de subtenente. No dia 05 de setembro de 1869, resgatou a Bandeira Imperial usada como tapete, no palácio do Ditador do Paraguai Solano Lopes. Após o término da Guerra do Paraguai em 1870, Fidêncio recebeu honrarias e medalhas, entre elas, Medalha de Bronze do Brasil, Medalha de Prata da Argentina e Medalha de Ferro do Uruguai. Em 1989, em reconhecimento a sua bravura na Guerra, foi homenageado em Curitiba sua terra natal, com a inauguração de uma praça pública com seu nome. Após o final da guerra, passoua residir em Imbituva, na localidade de São Miguel (PR), casando-se com D. Mariana Gaspar com quem deixou inúmeros descendentes. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 22 de maio de 1912. 
Loja: Estrela de Imbituva, Imbituva, PR, Brasil. 
Idade que foi iniciado: 68 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 83 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE BILLY BEVAN


WILLIAM BEVAN HARRIS
(Orange, Austrália, 1887 - Califórnia, 1957). Ator de cinema e teatro australiano, durante a era do cinema mudo, que atuou em 254 filmes norte-americanos entre 1916 e 1950. Sabemos que ele era maçom por ser um participante do "Club 233" nos estados Unidos, Clube formado exclusivamente por maçons que eram atores. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: Não identificada.
Loja:
Não identificada. 
Idade que foi iniciado: Não identificada. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 70 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE ANTÔNIO BENTO


ANTÔNIO BENTO DE SOUSA E CASTRO
(São Paulo, 1843 - 1898). Promotor público, juiz e abolicionista brasileiro. Com a morte de Luís Gama em 1882, Antônio Bento assumiu a liderança do Movimento Abolicionista Paulista. Após 7 de agosto de 1869, a Loja Piratininga adormeceu, e não há registros ou documentos históricos neste intervalo. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: Entre 1867 e 1869. 
Loja:
Possivelmente Loja Piratininga, São Paulo, Brasil.  
Idade que foi iniciado: c.25 anos.  
Oriente Eterno: Faleceu aos 55 anos de idade, vítima de tuberculose.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE FRANCISCO BILBAO


FRANCISCO BILBAO BARQUÍN
(Santiago, 1823 - Buenos Aires, 1865). Ensaísta, filósofo e político chileno. Dedicou sua vida â reflexão filosófica e cultural e à ação política, interrogando comousadia os temas mais profundamente enraizados. Por suas ideias liberais ele foi chamado de Apóstolo da Liberdade.

NICIAÇÃO MAÇÔNICA: 28 de setembro de 1857. 
Loja: Unión del Plata, nº1, Buenos Aires, Argentina. 
Idade que foi iniciado: 34 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 42 anos de idade, vítima de tuberculose.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE JEAN SYLVAIN BAILLY


JEAN SYLVAIN BAILLY
(Paris, 1736 - Paris, 1793). Astrônomo e político da Revolução Francesa. Membro da Academia francesa, calculou a órbita do cometa Halley. Em 14 de outubro de 1793, foi pressionado a testemunhar contra Maria Antonieta, mas recusou-se. Em 10 de novembro de 1793, ele próprio foi levado perante o Tribunal Revolucionário, em Paris, e após um julgamento sumário, foi condenado à morte. Em 12 de novembro de 1793, foi guilhotinado no Campo de Marte, lugar escolhido como símbolo de sua traição ao povo. Conta-se que, quando se dirigia ao cadafalso, tremia fortemente. Indagado se o fazia por medo, respondeu: "- Tremo, sim, mas é de frio."

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1773. 
Loja:
Les Neuf Soeurs, Paris, França.
Idade que foi iniciado: 37 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 57 anos de idade, guilhotinado durante a Revolução Francesa.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE CAROLINA ÂNGELO


CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO
(Guarda, São Vicente, 1878 - Lisboa, 1911). Médica e feminista portuguesa de grande destaque, sendo a primeira mulher cirurgiã do país e a primeira a votar em Portugal. Sua carreira médica notabilizou-se por feitos pioneiros, como a operação no Hospital de São José e sua prática em Ginecologia, em uma época em que o campo cirúrgico era dominado por homens. Além de suas realizações médicas, Carolina teve um papel crucial na história política portuguesa, conseguindo votar nas eleições constituintes de 1911, após reivindicar o direito de ser considerada chefe de família, o que a colocou na vanguarda da luta pelos direitos das mulheres. Além de suas contribuições médicas, Carolina foi uma fervorosa militante em prol dos direitos das mulheres, participando ativamente em várias organizações feministas e republicanas. Ela foi uma das fundadoras da "Liga Republicana das Mulheres Portuguesas" e, após a Implantação da República, ajudou a criar a "Associação de Propaganda Feminista", da qual se tornou dirigente. Sua dedicação à causa feminista incluiu a promoção da educação e emancipação feminina, como demonstrado pelo projeto de criação de uma escola de enfermeiras. Carolina Beatriz Ângelo deixou um legado marcante tanto na Medicina quanto no movimento pelos direitos das mulheres em Portugal. Na Maçonaria adotou o Nome Simbólico de Lígia. Chegou ao Grau 4º do Rito Moderno.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1907.
Loja: Humanidade, Lisboa, Portugal.
Idade que foi iniciada: 30 anos.
Oriente Eterno: Faleceu aos 33 anos de idade, vítima de síncope cardíaca derivada de miocardite.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE RIZZARDO DA CAMINO


RIZZARDO VICTÓRIO GUECELLO ABRAMO DA CAMINO
(Garibaldi, RS, 1918 - 2007). Escritor brasileiro. Foi um dos fundadores da Academia Maçônica de Letras. Publicou extensa obra sobre temas Maçônicos e jurídicos. Iniciado Loja Electra nº 21, filiada à Grande Loja do Rio Grande do Sul, atingiu o 33º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito. Formou-se em jornalismo e direito, exerceu a advocacia e depois tornou-se Juiz de Direito. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1946. 
Loja: Electra nº 21, Porto Alegre-RS, Brasil (Grandes Lojas).
Idade que foi iniciado: 28 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 89 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE FRANZ ABT


FRANZ WILHELM ABT
(Eilenburg, 1819 - Wiesbaden, 1885). Compositor e regente de coral alemão. Compôs cerca de 3.000 trabalhos individuais principalmente na área da música vocal. Abt foi um renomado regente de coral e passou a maior parte das últimas três décadas de sua vida a trabalhar como maestro convidado com coros em toda a Europa e nos Estados Unidos. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1853. 
Loja: Brunswick, Alemanha.
Idade que foi iniciado: 34 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 65 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE JOHN AASEN


JOHN AASEN
(Minessota, EUA, 1890 - Califórnia, 1938). Ator americano de filmes mudos, considerado um dos atores mais alto na história. Com aproximadamente 2,44 m de altura e pesando 260 quilos ficou conhecido como o “Gigante Norueguês”. Para conduzi-lo em determinado ato cerimonial do 3º grau, foi necessário à ajuda de 12 Irmãos. Depois de sua morte, seu corpo foi posteriormente enviado a um médico no Missouri para estudo e dissecação. O esqueleto foi mantido pelo médico para estudos e as partes macias foram cremadas e receberam um funeral maçônico no Forest Cemitério Lawn, em Glendale, Califórnia. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 14 de julho de 1924. 
Loja: Highland Park nº 382, Los Angeles, Califórnia. 
Idade que foi iniciado: 34 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 48 anos de idade, vítima de pneumonia.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE HAYDN


JOSEPH FRANZ HAYDN
(Rohrau, Sacro Império Romano-Germânico, 1732 - Viena, 1809). Compositor austríaco. Um dos mais importantes compositores do Período Clássico, além de ser considerado um dos autores mais importantes e influentes da história da Música Erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Em 1749, aos 18 anos, Haydn perdeu a voz para o canto e foi expulso. Sem emprego e vivendo na pobreza, chegando a dormir nas ruas, ele se viu lançado na boêmia vienense como músico ambulante. Durante esse período, que durou cerca de dez anos, Haydn acabou por se inserir nos círculos intelectuais e dedicou-se a várias atividades. A partir de 1753, passou a atuar como secretário do renomado compositor italiano Nicola Porpora, de quem aprendeu os fundamentos da composição. Era professor de Música de Beethoven e foi indicado na Maçonaria a convite de Mozart. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 11 de fevereiro de 1785.
Loja: Zür Wahren Eintradi, Viena, Áustria.
Idade que foi iniciado: 52 anos.
Oriente Eterno: Faleceu aos 77 anos de idade de causas naturais.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE SIMÕES DE ALMEIDA TIO


JOSÉ DE SIMÕES DE ALMEIDA, o Tio.
(Figueiró dos Vinhos, 1844 - 13 de Dezembro de 1926). Escultor afamado português e professor. Diplomou-se pela Escola de Belas Artes de Lisboa, estudando também em Itália e França. Desempenhou também funções docentes na escola onde se formara. Produziu uma obra importante no domínio do desenho e da escultura, conservando-se algumas estátuas suas colocadas em lugares públicos. Sua Loja é do Rito Escocês Antigo e Aceito. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 1873.
Loja:
Regeneração Irlandesa, Lisboa, Portugal. 
Idade que foi iniciado: 29 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 82 anos de idade.

INICIAÇÃO MAÇÔNICA DE DÁRIO VELLOZO


DÁRIO PERSIANO DE CASTRO VELLOZO (Rio de Janeiro, 1869 - Curitiba, 1937). Poeta e escritor brasileiro. Como educador, foi autor de dois livros didáticos que foram muito utilizados pelas escolas curitibanas: “Lições de história” (1902) e “Compêndio de pedagogia” (1907). Ocupou o cargo de Orador das Lojas Fraternidade Paranaense e Luz Invisivel, foi Venerável da Loja Unione e Fratellanza e da Luz Invisivel, Secretário do Delegado do Grão Mestre da Ordem, no Paraná e Delegado. Chegou ao Grau 33. 

INICIAÇÃO MAÇÔNICA: 09 de julho de 1898.
Loja: Perseverança. 
Idade que foi iniciado: 29 anos. 
Oriente Eterno: Faleceu aos 67 anos de idade, atrolepado.